Google+ Followers

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Picasso a azul



O período azul de Picasso decorreu entre 1901 e 1905. O nome provém da cor que dominava a gama cromática das pinturas, e teve a sua origem no suicídio do seu amigo Carlos Casagemas em 17 de fevereiro de 1901, que deixou Picasso cheio de dor e de tristeza.
Pintor e escultor espanhol, considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Versátil era único e brilhante em todas as suas facetas, inventor de formas, técnicas e estilos inovadores, artista gráfico e escultor , um dos criadores mais prolíficos de toda a história , com mais de 20 mil obras criadas

. Picasso nasceu em Málaga em 25 de outubro de 1881, filho de Maria Picasso Lopez e do professor de arte José Ruiz Blasco .

Até 1898 utilizou os sobrenomes paternos e maternos para assinar suas obras, mas por volta de 1901 passou a usar somente o sobrenome da mãe.


Pablo Picasso, Ciencia y caridad, 1962.:


O gênio de Picasso começa a destacar-se muito cedo. Aos 10 anos fez as suas primeiras pinturas, e aos 15 passou nos exames de admissão com distinção na Escola de Belas Artes de Barcelona, ​​com a sua tela Ciência e Caridade (1897 , Museu Picasso, Barcelona) representando um médico, uma freira e um menino ao lado da cama de uma mulher doente, e com ele ganhou o primeiro prémio


Pablo Picasso - Two Doves with Wings Spread, March 16–19, 1960 - Guggenheim Museum:

Picasso, motivado e sensibilizado pela morte do seu amigo, pintou um quadro que nomeou A morte de Casagemas, quadro alegórico que começava a mostrar o seu passo ao período azul. .



Comecei a pintar em azul , quando percebi que Casagemas havia morrido”, escreveu Picasso. Casagemas era amigo de Picasso e cometeu suicidio em 1901, após ter sido rejeitado por uma mulher por quem estava apaixonado


Boy with a Dog, 1905  Pablo Picasso:


É também um período de vida materialmente precário; vive entre Barcelona e Paris , onde divide a casa com o escritor Max Jacob. A casa pequena, de apenas uma cama era revesada entre eles: Picasso dormia durante o dia e trabalhava a noite; e Max Jacob dormia a noite e trabalhava durante o dia.


Pablo Picasso - Les Pierreuses, 1902:
A fase azul estende-se até 1904, quando Picasso conhece Fernande Olivier, uma modelo por quem se apaixona.



 Inicia-se então a fase rosa de Picasso que dura até 1906. Posteriormente Picasso revela que o seu famoso quadro “As meninas de Avignon” foi inspirado em Fernande.



Viveram juntos durante, sete anos.


Picasso morreu aos 92 anos a 3 de abril de 1973 en Notre-Dame-de-Vie, na sua residência próximo de Mougins.
Picasso:


Mais tarde foi transladado para o seu castelo na aldeia de Vauvernagues no sul da França onde repousa para sempre ao lado de Jaqueline sua ultima musa e mulher que amou apaixonadamente