Google+ Followers

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Merlin

Merlin:


Arquétipo mágico britãnico, que outrora se pensava ter sido druída, mas que agora nos aparece mais, como uma criatura de ficção, embora com alguma base em factos.
Se de facto existiu um Merlin, parece ter sido um vidente bardo do século VI chamado Myrddin, que vivia na fronteira galesa de Cymric perto de Solway Firth.
Não é impossivel que o histórico Myrddin e o lendário Artur se tenham encontrado  no seu tempo,e  a acontecer efectivamente Merlin seria uma criança e Artur um ancião .
O mítico Merlin contudo combinando-se as duas tradições galesas, criadas primeiro, por Geofrey de Montmouth e embelezadas mais tarde por outros autores apresenta imagens diferentes.
Na sua forma mais desenvolvida a lenda descreve o nascimento de Merlin como resultante das forças do Inferno tentando realizar a concepção de uma criança satânica..
Possivelmente algo correu mal, e a mãe escolhida deu à luz um menino maravilhoso e um tanto ambíguo que insistiu em seguir o seu próprio caminho.
Enquanto recusava servir a Satã, o rapaz reteve poderes místicos substanciais, e ainda em criança era dado a profecias.
Com cinco anos de idade visitou a corte do rei Vortigern, e previu uma batalha entre os dragões vermelhos e brancos que levaria à morte do rei.
Anos mais tarde, usou a sua magia, para, a pedido do rei Aurélio, transportar a Dança dos Gigantes, (Stonhenge)

da Irlanda para a sua localização actual, na planície de Salisburia.

 Ajudou o rei seguinte Uther Pendragon na transformação da sua aparência  na do marido de Lady Igerna, e dessa maneira a seduziu e como resultado o nascimento de Artur.

Merlin desempenhou um papel importante na educação do jovem, Artur. Foi ele que providenciou para que tivesse a espada Excalibur, que Artur arrancou de uma pedra para fazer valer o seu direito ao trono.
Anos mais tarde, foi Merlin quem sugeriu que Artur usasse uma mesa de reuniões, redonda para que  os cavaleiros  não lutassem entre si por uma posição mais importante e foram os poderes proféticos de Merlin que ajudaram Artur a fundar o seu reino.


Por fim Merlin, acabou por encontrar a sua companheira mágica na feiticeira Nimué  a (arquetípica Vivian La Fey) pela qual se apaixonou.

Ela venceu-o aparentemente com a ajuda de um dos seus feitiços e prendeu-o numa caverna, onde imortal, definha até hoje!



Desenhos de Gustave Doré


Sem comentários :

Enviar um comentário