Google+ Followers

domingo, 6 de março de 2016

Os Himba





Onde o rio Cunene marca a fronteira da Namíbia com Angola, estende-se um território semi árido onde uma tribo de criadores de gado se instalou de forma permanente: os himba. Os quase   três mil himbas que ocupam 50 mil kilómetros quadrados da Kaokoland são oriundos de um grupo muito mais extenso de pastores de idioma herero.

Inicialmente nómadas, o povo, himba foi-se tornando sedentário, devido à localização dos poços de água.

Tanto os homens como as mulheres são fácilmente reconhecíveis pelo seu porte e beleza.
A imagem é muito importante para eles, dando atenção às roupas e adornos.
Mas mais pelo vestuário os himbas são facilmente reconhecidos pelo seu tom de pele avermelhada . A cor provém de uma tinta que as mulheres utilizam com frequência e para a produzir moem algumas pedras de ferro oxidadas até conseguirem uma mistura de pó ocre com gordura de animal.
Da mistura obtem-se um creme espesso e avermelhado que espalham pelo corpo e até pelas roupas tingindo tudo de vermelho.

A tinta vermelha é a base de uma imagem cuidada, completada pelos adornos, roupas de couro, e penteados complicados. Não retiram os adornos durante o dia. Inclusivamente, para os trabalhos mais duros, os homens e as mulheres, são ataviados com todo o conjunto de adornos.No dia a dia  dos himbas o trabalho é constante durante as horas em que há luz, tratando e alimentando o gado. A tarefa diária de moer o milho ainda se realiza utilizando os pilões de pedra, tal como no Neolítico . 
 Antigamente e quando nómadas, os himba os povoados ficavam apenas a alguns meses do mesmo local mas agora como os poços têm permanentemente água, os povoados são fixos e as casas têm de ser reparadas, constantemente .
Por  tal motivo os himbas recorrem mais uma vez ao seu gado.





O gado é o centro da vida dos himba.Dele extraem o leite e o requeijão  à base da sua dieta, o esterco com que constroem as casas, e o couro com que se vestem.Por esta razão, o cuidado e a protecção do gado, convertem-se na principal tarefa desta tribo e a mais importante para todos!

smilieLuzB

Sem comentários :

Enviar um comentário