Google+ Followers

quinta-feira, 5 de maio de 2016

O cedro do Líbano




Visita obrigatória diária, é lá que encontro um certo bem estar, talvez pela dimensão da árvore Tem mais de quarenta metros de altura e se calhar outros tantos de idade .  Inspira segurança.
 Os seus ramos caídos em gesto de amplexo são um convite ao abraço.

 Os frutos parecem rosas de cor castanho. Rosinhas de madeira, que quando se desprendem da árvore se  atinge alguém, podem magoar.


 De  tão longínquas paragens o Cedrus Libani, escolheu precisamente Paranhos e por conseguinte o Porto!
UMA GRANDE HONRA SEM SOMBRA DE DÚVIDA!! QUE CONTES MUITOS AINDA CONNOSCO QUE EU E MAIS UNS MALUCOS
APAIXONADOS POR TI E PELA NATUREZA CÁ ESTAREMOS PARA TE PROTEGER E ASSEGURAR A TUA PRESERVAÇÃO
.




O Cedrus Libani é nativo do Lebanom as montanhas Taurus na Síria e Turquia centro-meridional.

O cedro do Líbano não é só uma árvore, é o símbolo do Líbano. e o emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade.



 Segundo a Bíblia, o Rei Salomão construiu o seu famoso Templo com a madeira dos cedros libaneses. A madeira, um pouco perfumada, era utilizada também pelos faraós do Egito para mumificar os mortos. Hoje ainda se encontram no Líbano muitas florestas de Cedro. Em Bcharri, floresta relíquia, a uma altitude de 1900 metros há mais de 300 árvores, sendo que duas delas têm cerca de 3 mil anos de idade, e umas  dez possuem mais de mil anos.



*¨*•.¸¸♥  


“Os Cedros são monumentos naturais mais célebres do universo. A religião, a poesia e a história igualmente os consagraram. São seres divinos sob forma de árvores”

. Lamartine, poeta francês, século XIX.

Sem comentários :

Enviar um comentário