Google+ Followers

domingo, 29 de maio de 2016

Gabriele Munter - expressionismo



Pintora e fotógrafa, e uma das poucas figuras femininas ligadas ao desenvolvimento do expressionismo alemão. Munter Landschaft with haystacks:
Estudante, colaboradora e namorada de Wassily Kandinsky , durante os anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial. participou ativamente de vários movimentos de arte de Munique e Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul).
Gabriele Münter, „Haus in Murnau“ um 1908:
 

1898-1900 Passa dois anos nos Estados Unidos acompanhada pela  a irmã.



1902 Frequenta as aulas de pintura de Kandinsky na escola do grupa Phalanx (Phalanx uma associação de artistas formada em Munique no período de 1901 a 1904, que se opunha ao conservadorismo que predominava na arte no início do Século XX. ) Os artistas Wassily Kandinsky, Rolf Niczky, Waldemar Hecker e Wilhelm Hüsgen foram os fundadores do grupo.
Sunset over Staffelsee Gabrielle Münter - circa 1908:



1903 - fica noiva de Kandinsky que ainda é casado.


 1904 - 1906 Empreende viagens à Itália, França , Suiça, Holanda. e Tunísia juntamente com Kandinsky , com quem viaja também várias vezes à Russia.


 1908 - Primeira estada em Murnau e um ano depois compra lá uma casa.



Gabriele Munter:



Em 1914 quando a guerra eclode viaja com Kandinsky para a Suiça.
Kandinsky continua a viagem em direcção à Rússia enquanto que Munter regressa a Murnau .


 Em 1915 encontrou-se com Kandinsky, em Estocolmo . e em 1916 Kandinsky resolve acabar a relação com ela e separam-se definitivamente.


 Em 1917 muda-se para Copenhaga e devido à separação de Kandinsky, não consegue realizar nenhum trabalho artistico durante anos.



Gabriele Münter, Red poinsettia:


Em 1920 regressa a Murnau e em 1927 recomeça a pintar e faz uma viajem até Paris.


E em 1945 tendo em seu poder um vasto número de obras próprias e de Kandinsky ofereçe-as à Stãdtische- Galerie in Lenbachhaus de Munique.Gabriele Münter 'Road in a Multicolored October', 1959, Milwaukee Museum of Art, Milwaukee, Wisconsin:

Morre em Murnau am Staffelsee, Alemanha, em Maio de 1962




Sem comentários :

Enviar um comentário