Google+ Followers

domingo, 30 de outubro de 2016

Franz Marc - Expressionismo


Marc nasceu a 8 de Fevereiro de 1880. Era filho de um  pintor de nome  Wilherm Marc.
Enquanto que a maioria dos expressionistas provinha de familias burguesas vendo-se obrigada a enfrentar os respectivos pais para conseguir  realizar o desejo pouco convencional de ser artista,
Marc poderia ter contado com a compreensão do pai.




No entanto, nao tinha o desejo de enveredar pelos caminhos da arte, tendo-se decidido com 17 anos a estudar Teologia. Dois anos mais tarde inscreve-se na Faculdade de Letras da Universidade de Munique, sendo no entanto obrigado a cumprir um ano de serviço militar antes de iniciar os estudos, e acabando por se mudar depois para a Academia de Belas Artes . Gabriel Hackl Wlhelm Von Diaz foram seus professores na Academia, dois pintores que seguiam a tradição do Munchner Schule (grupo de hisoriadores de arte) da escola de Munique. Marc deve-lhes a linguagem formal do início da sua carreira.


Até 1903 as suas obras possuem caracteristicas estruturais na composição, típicas da Munchner Schule, assim como os tons expressivos e matizados . Uma viagem a Paris nesse mesmo ano incita-o a enveredar por novos caminhos. É aí que descobre a arte dos impressionistas, interessando-se principalmente pelas obras de Manet.




Resultado de imagem para franz marc 1903
Marc já não regressa à Academia o que pode ser interpretado como um sinal exterior da sua renovação artistica, depois das suas impressões vividas em Paris. As suas cores, tornam-se mais claras. O artista instala-se com o seu cavalete ao ar livre para pintar . As formas são simplificadas, o efeito plano é acentuado, não decompondo, no entanto as cores à maneira impressionista. O seu modelo é Manet
. Resultado de imagem para franz marc 1903
                                          


 Uma segunda estadia curta, em  Paris em 1907 e nessa  ocasião  Marc descobre a arte de Van Gogh, que se irá repercutir no seu trabalho . A sua pincelada torna-se mais rítmica e dinâmica. As suas pinturas ganham movimento, pelo menos no que respeita a paisagens, pois  os seus outros motivos não passam por esta fase evolutiva.




Depois de uma estadia de  veraneio em Lenggries, em 1908, as representações de animais ganham cada cez mais importãncia, suplantando quase completamente as pinturas figurativas. O motivo da paisagem é mantido não passando no entanto de mero habitat dos animais.Resultado de imagem para franz marc 1903



No entanto Marc nunca retratou animais no sentido da pintura de género. Pelo contrário, na sua pintura, os seus grupos de cavalos e de veados tomam o lugar do homem. Para Marc, os animais representam caracteristicas positivas, como «pureza»,  «verdade». e «beleza» as quais ele já não conseguia encontrar nos seus ´próximos. Resultado de imagem para franz marc 1903

Numa carta que escreve  à sua mulher, Marc faz  a comparação directa entre o Homem e o Animal: « Ao fim e ao cabo até agora, o instinto tem-me mostrado o caminho certo ...; principalmente esse instinto, que me fez afastar do sentimento vital pelo Homem e me fez virar para um sentimento por aquilo que é o animal, pelo " animal puro". As pessoas sem piedade que me rodeavam (principalmente as do sexo masculino ) não tocavam os meus sentimentos verdadeiros enquanto que o puro sentimento vital dos animais despertava em mim tudo o que é de bom»
Mas o que lhe interessava não era a pura descrição naturalista da realidade, apesar de os seus estudos de anatomia em esqueletos de animais terem sido uma boa preparação.Tomara consciência de que o «sentimento básico de toda a arte»não pode ficar ligado à aparência exterior, mas sim que deve ir mais fundo e que deve representar «o ser absoluto». Mas, Marc sabia também que as suas possibilidades criativas ainda não estavam suficientemente formadas, de modo a que pudesse dar esse passo que levasse da «aparência» ao «ser» .


Em 1909 Marc muda-se de Munique para Sindelsdorf na Alta Baviera. Marc tinha a esperança de conseguir algo desse idílico rural e intacto para a sua arte. O que foi, no entanto decisivo para a continuação da sua evolução artística foi o ano seguinte, pois libertou-o da solidão a que até aí vivera trazendo-lhe importantes contactos com outros artistas, dando um impulso à sua carreira


 Em 1910 recebe a visita de August Macke que lhe apresenta Bernhard Koehler filho de um reputado coleccionador e mecenas de Berlim que pretendia conhecer o artista pessoalmente depois de ver uma das suas exposições na Galeria Brakl em Munique .
Resultado de imagem para Franz Marc e Manet

Durante a conversa descobrem depressa que têm interesses e gostos em comum  e Marc espera ter encontrado «um circulo de pintores inteligentes»
Entre Auguste Mackle e Marc desenvolve-se uma grande amizade. Os dois amigos visitam-se e viajam juntos e organizam sessões de trabalho conjuntas.
Resultado de imagem para franz marc 1903
Pela primeira vez Marc tem a possibilidade de trabalhar, sem se preocupar com problemas financeiros.


Nessa altura  Marc já tinha resolvido o  problema da forma criativa ao esforçar-se por chegar ao "ser absoluto" , Renuncia ao individual e ao anedótico, a favor de uma simplificação da paisagem e da figura animal
                         
Quando em 1914 a guerra eclode  Marc alista-se como voluntário. Também ele glorifica a guerra, vendo nela a grande aventura comunitária que terá um efeito inovador sobre a sociedade
« O estábulo de Augeias, a velha Europa, só poderá ser limpo desta forma»  «ou será que existe uma ùnica pessoa que deseja que esta guerra, nunca tenha acontecido?» escreve a Kadinsky seu velho amigo do tempo  do «Der Blaue Reiter» .
Marc já quase não encontrava momentos para trabalhar em novas pinturas. Executa principalmente pequenos desenhos a lápis.

 A 4 de Março de 1916 é morto em combate perto de Verdun


                                                                        
¸¸.•*•❥A arte não é  mais do que a expressão do nosso sonho, quanto mais nós nos rendemos a ele, mais ele se aproxima de sua verdade interior .
 FranzMarc¸¸.•*•❥




Sem comentários :

Enviar um comentário